sexta-feira, julho 20, 2007

A Prova de Morte

"Grind House (n): A theater playing back-to-back films exploiting sex, violence, and other extreme subject matter."




"Em “À Prova de Morte” Stuntman Mike (Kurt Russell) é um terrível ex-duplo de cinema cujo passatempo preferido é espalhar o terror pelas estradas da América. O seu carro é verdadeiramente indestrutível e à prova de morte, pelo menos para o seu condutor. Na primeira parte do filme vemo-lo a dar cabo de um grupo de raparigas que conhecera pouco antes num bar. Na segunda o feitiço vira-se contra o feiticeiro.
Escrito e realizado por Quentin Tarantino este é mais um filme em que o criador de “Pulp Fiction” e de “Cães Danados” se entretém a jogar e a perverter diversas referências cinematográficas, num registo servido com uma boa dose de um humor aterrador.
Desta feita o registo é baseado nos “slasher films” norte-americanos, um subgénero dos filmes de terror (cuja história normalmente era desenvolvida em torno de um psicopata que levava a cabo diversos crimes hediondos) e nas películas de perseguição de automóveis de baixo orçamento.
A estes ingredientes, Tarantino mistura ainda um leque de personagens femininas que de sensuais vítimas passam a potenciais predadoras. Aliás, a película acaba por tomar a forma de uma “guerra dos sexos” da qual ninguém sai inocente.
“À Prova de Morte” faz parte de um díptico, baseado nos “exploitation movies” as películas de baixo orçamento dos anos 60 e 70, que Tarantino levou a cabo com Robert Rodriguez. O filme de Rodriguez, “Planet Terror”, irá estrear entre nós a 27 de Setembro."

in expresso.clix.pt

Gostaria de destacar só os vários "erros" provocados de má edição, falhas/cortes no som e na imagem, com sujidades e etc, movimentos de camara onde se sente mesmo o operador a movimentá-la, erro tipico dos filmes mais antigos e nos chamados "de baixo orçamento", a constante banda sonora tipica dos filmes do Tarantino, uma ou duas referências ao Kill Bill (notar o "nome" e a cor do carro do 2º grupo de raparigas, e o toque do telemovel), a cena do primeiro acidente está muito boa, pormenores, pormenores, etc, etc.

Muito aconselhavel.

Sem comentários: