"As associações defensoras dos direitos dos animais saudaram esta terça-feira a condenação simbólica de Portugal devido às touradas. Estas associações esperam que a decisão ponha um termo nos touros de morte em Portugal e na Europa.
O Tribunal Internacional dos Direitos dos Animais condenou simbolicamente o ex-Presidente português, Jorge Sampaio, e o antigo primeiro-ministro e actual presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, por atentados contra os direitos dos animais, nomeadamente nas touradas.
Na sentença, o tribunal acusa-os de tirarem “uma satisfação evidente da tortura de touros”, bem como o de terem permitido a abolição parcial da legislação de 1928, que protegia a morte dos touros nas arenas. No entender do tribunal, esta atitude de Portugal evidencia um retrocesso em 80 anos no que respeita à temática da protecção animal.
O Tribunal determinou ainda o encerramento das escolas de tauromaquia, o acesso interdito às praças de touros a menores de 16 anos e também solicitou ao Parlamento Europeu a realização de um referendo para que os cidadãos da União Europeia (UE) que possam pronunciar sobre a abolição desta prática."
in http://www.correiomanha.pt
quarta-feira, junho 25, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário